sábado, 29 de outubro de 2011

BANANAL - Maior Ilha Fluvial do mundo


A Ilha do Bananal, formada entre os rios Araguaia e Javaés, é a maior ilha fluvial do mundo v no estado do Tocantins, próximo à divisa com os estados de Goiás, Mato Grosso e Pará. Reserva ambiental desde 1959, é a maior ilha fluvial do mundo. estar na faixa de transição entre a Floresta Amazônica e o cerrado . Vivem na ilha cerca de 12 000 brancos e 1 800 índios ( carajás, javaés, avás-canoeiros e tapirapés.).
A ilha é santuário ecológico de rara beleza cênica, contendo exuberantes fauna e flora com inúmeras espécies de animais silvestres. É banhada por lagos (quase 100 lagos), igapós, riachos e rios ( três rios nascem e morrem dentro de seus limites), rodeados por matas virgens.

No Sul da ilha está o Parque Indigena do Araguaia, com 1.437.689 ha de área, administrado pela Fundação Nacional do índio (FUNAI), o qual foi criado para proteger os índios Javaés e Carajás, que ali habitam. No Norte da Ilha está o Parque Nacional do Araguaia, que originalmente abrangia toda a Ilha, tendo sua área reduzida, hoje, para aproximadamente 460.000 há, ocupando um terço da extensa Ilha do Bananal .O Parque Nacional do Araguaia está sobre uma planície alagável. Além de lagos, rios, brejos e florestas, 60% do território é ocupado por campos. Administrado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).
Na estação chuvosa (setembro a março), aproximadamente 80% do território da Ilha fica alagado, formando belíssimos pantanais, transponíveis apenas por embarcações. Apresenta fauna e flora características tanto do cerrado quanto do pantanal.
Reportagem completa no site: http://www.meubrasil.inf.br/Pages/TO.htm

Os animais e a vegetação são o maior atrativo do parque. A espécie mais representativa e que vem recebendo uma atenção especial é a tartaruga-da-amazônia. O projeto Quelônios, do Ibama, já conseguiu devolver milhares de filhotes desta espécie às águas. Outra atração são as praias formadas nas margens dos rios Javaés e Araguaia no período de seca.
O parque possibilita ao visitante ver onças-pintadas, suçuaranas, corvos, veados, cachorros-do-mato, tamanduás , tatus, botos e preguiças. São conhecidos mais de 650 espécies de aves na ilha Nas áreas alagadas abundam emas, perdizes, garças reais, curiacas, colheireiros, irerês e mutuns. nos rios a diversidade não é menor: ali vivem jacarés-tinga, jacarés-açu, tartarugas-da-amazônia, jibóias e surucucus, além, claro, de peixes como tucunarés, pintados, arraias, poraquês, pirarucus e piranhas.
Apesar da importância da ilha como santuário natural, na década de 1990 a criação de gado, além da ação de caçadores e da pesca predatória, que faz aumentar a população de piranhas, traziam desequilíbrios ecológicos.
Nas proximidades do Parque Indígena do Araguaia há excelentes pontos de observação astronômica e ainda pode-se ver o pôr-do-sol e praias fluviais no período de seca.
O objetivo da criação do Parque foi proteger uma amostra do ecossistema de transição entre o Cerrado e a Floresta Amazônica e de uma porção da Ilha do Bananal.
So pode ser visitada com a autorização do Ibama.



Segundo reportagem da Globo, está ocorrendo um grave problema nesse santuário:
(Globo Repórter - edição de 17/09/2010)
MAIOR ILHA FLUVIAL DO MUNDO ESTÁ DEIXANDO DE SER ILHA
A água do Araguaia e seus afluentes também é usada para irrigar lavouras e até pastos. A região do Bananal estaria deixando de ser ilha, durante até nove meses do ano. O cerrado já perdeu metade de sua vegetação original.
“A própria região do Bananal, a maior ilha fluvial do mundo, estaria deixando de ser ilha, durante até nove meses do ano.Já há uma forte sedimentação. E na estação seca, essa sedimentação fica muito evidente, meio que já conectando a ilha com o outro lado do Rio Javaés”, revela a geógrafa Selma Simões de Castro. “Pelo menos, no sul dela, nós já temos evidências de um forte assoreamento e que já está conectando essa ilha ao lado de lá”.

Fontes pesquisadas:
emdiv.com.br/pt/brasil/obrasil/1824-ilha-do-bananal-a-maior-ilha-fluvial-do-mundo.html
gurupionline.com.br/v02/index.php/turismo/22-ilhas/16-a-ilha-do-bananal-maior-ilha-fluvial-do-mundo
ecoviagem.uol.com.br/brasil/tocantins/parque-nacional/araguaia/
super.abril.com.br/ecologia/ilha-bananal-paraiso-tocantins-445289.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela participação, assim que possível darei retorno.