domingo, 11 de dezembro de 2011

EUROTÚNEL - METRÔ SUBMARINO NO CANAL DA MANCHA


Gigantesca obra da engenharia que interliga a Inglaterra à França (A distância entre os dois países é de 50 km.), atravessando o canal da Mancha. Foi preciso construir um túnel entre 40 a 75 metros abaixo do solo do mar; Essa obra tem sido o cálice sagrado da engenharia moderna. Essa construção é composta por três túneis paralelos que possuem funções distintas: dois, com 7.6m de diâmetro, possuem compartimentos usados para transportar caminhões, carros e passageiros, e o outro é usado para o sistema de ventilação, serviços e acesso de emergência, com 5m de diâmetro.

O trajeto entre os dois países, feito em um trem (Eurostar), demora aproximadamente 35 minutos, em uma velocidade média de 160 km/h. O túnel é considerado uma das sete maravilhas do mundo moderno, segundo a Sociedade Americana dos Engenheiros Civis. Sua construção consumiu 15 bilhões de euros – mais do que o dobro do previsto – dinheiro levantado por 200 bancos e mais de 600 mil pequenos acionistas, convencidos de que estavam fazendo um bom negócio.

Haviam mais de 200 anos que se tentava viabilizar essa idéia Em 1988, tratados internacionais foram assinados, negócios foram fechados e mais uma escavação foi iniciada de cada lado do túnel ( lado inglês e francez) Os túneis, que foram sendo cavados de um lado e de outro do canal, estavam apenas poucos centímetros desalinhados. Um verdadeiro prodígio de precisão., Inaugurado solenemente em 6 de maio de 1994
A empresa de engenharia por trás do projeto usou tecnologia sísmica de perfil desenvolvida para exploração de óleo para verificar exatamente o que havia no leito do mar. Isso ajudou a guiar as escavações para longe da terra frágil debaixo do Canal, dando ao túnel fundações firmes de pedra sólida.

Realizou-se o eterno sonho de geólogos, políticos e engenheiros, de restabelecer a ligação da Grã-Bretanha com o continente europeu. Ligação que existiu um dia, mas foi levada pelas águas entre oito mil e dez mil antes de Cristo. A euforia inicial, porém, passou há muito tempo, pois a expectativa de que o empreendimento desse lucro não se concretizou logo. O movimento do túnel é razoável, mas seria preciso muito mais para diminuir as dívidas acumuladas que somam nove bilhões de euros. No fundo, a empresa nunca se recuperou dos custos astronômicos da construção. Milhares de acionistas pedem aos governos francês e britânico que auxiliem a resolver a questão das dívidas, mas os tratados vigentes proíbem categoricamente qualquer ajuda estatal direta,


A expectativa inicial, era que o Eurotúnel passaria para trás a concorrência. O que não aconteceu: as barcaças continuam transportando carros pelo Canal da Mancha e as companhias aéreas diminuíram tanto o preço dos vôos que é muito difícil superar as suas ofertas.
Fontes consultadas:
http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/eurotunel.htm
http://nadave.net/2008/08/eurotunel-a-maior-passagem-submarina-do-mundo/
http://www.dw-world.de/dw/article/0,,1192821,00.html

Um comentário:

  1. Muito interessante! Obrigado por compartilhar seu conhecimento. :)

    ResponderExcluir

Obrigada pela participação, assim que possível darei retorno.