domingo, 26 de dezembro de 2010

VIUVAS DA ÍNDIA



No passado, ao se tornar-se viúva, a mulher indiana tinha seu cabelo raspado, perde todas suas roupas e é vestida com um sari branco, que será sua única veste, para diferenciá-la, afinal, ela agora é uma pária, “impura” e não pode ter contato com outras mulheres e crianças. Levada a uma casa de viúvas hindu, onde deve viver o resto dos seus dias em penitência.
ainda hoje, em muitas lugares da India, a viúva é vista como um peso e como uma mulher sexualmente perigosa. A família do noivo quer vê-la distante, para poder tomar as propriedades do seu marido, e não tem interesse em assumir a responsabilidade de sustentá-la. Sua própria família, após o seu casamento, sente-se livre de qualquer responsabilidade em relação a ela.
Ainda hoje, em muitos lugares da India, a viúva é vista como um peso e como uma mulher sexualmente perigosa. A família do noivo quer vê-la distante, para poder tomar as propriedades do seu marido, e não tem interesse em assumir a responsabilidade de sustentá-la. Sua própria família, após o seu casamento, sente-se livre de qualquer responsabilidade em relação a ela. Por todo preconceito e superstições que cercam uma mulher viúva, ela também não consegue trabalho para se sustentar e acaba tendo mesmo que viver nessas Casas de Viúvas (prédios centénários, caindo aos pedaços), por toda vida. Para se “purificar”, precisa abandonar qualquer vínculo com prazer e viver em sofrimento. Dorme no chão, repete canções e orações seis horas por dia, e não pode, sequer, comer frituras, consideradas alimentos “quentes”. Estima-se que existam 20 mil viúvas, mendigando, apenas à beira do rio Ganges.
Segundo o censo de 1991, 8% de todas as mulheres da India são viúvas, o que significa cerca de 34 milhões de pessoas. Como o costume é o casamento das meninas muito novinhas, 50% das viúvas têm menos de 50 anos de idade. Enquanto que apenas 6% dos homens são viúvos.
Apesar dos números, sabe-se pouco sobre a vida dessas mulheres, na India. A marginalização as torna invisíveis. O que sabemos é que elas vivem em completa pobreza, desemprego, sem acesso aos meios de produção, sem educação formal e sofrendo por superstições que ainda estão bastante arraigadas na cultura indiana.
Já em 1956, um ato hindu estabeleceu que as viúvas devem ser consideradas iguais a todas as mulheres, mas a tradição fala mais alto.
Por causa de todas privações que passam, as viúvas têm um índice de mortalidade 85% maior que as mulheres casadas. Apesar das péssimas condições dessas Casas de Viúvas, muitas preferem viver nelas do que ficar com a família do ex-marido, sendo constantemente abusadas sexual e fisicamente.
“Sem um homem ao seu lado, uma mulher não tem respeito na sociedade indiana. Isso é parte da cultura patriarcal”, afirma uma militante do movimento de mulheres.
Parece incrível, mas isso tudo continua acontecendo hoje.
(Filme WATER  mostra essa situação - trilogia política da cineasta Deepa Mehta - sobre a vida das viúvas na índia - é uma história muito bem contada e extremamente comovente). (Por Denise Arcoverde) http://sindromedeestocolmo.com/archives/2006/06/as_viuvas_na_in.html/
VIÚVAS QUEIMADAS  
Caso das viúvas queimadas nas piras de madeira onde ardiam os maridos defuntos.
Outrora, no momento em que queimavam os seus maridos, elas lançavam-se, vivas, à mesma pira fúnebre, para morrer também. Os Ingleses proibiram o costume absurdo. Mas, no interior da Índia surge, de quando em quando, quem o pratique apesar de tudo. Ainda há poucos dias se deu, nos arredores de Calcutá, ruidosa tentativa de incineração ilegal. Uma viúva atirou-se sobre a fogueira, depois arrependeu-se e, ao procurar libertar-se, erguendo-se sobre as achas em chamas, os indivíduos que assistiam começaram a espancá-la – porque a súbita renúncia à morte era obra de espíritos malignos…”Continua o horrorizado e...:
- “Mulher que, na Índia, enviuvou, viúva queda para toda a vida. A faltas por ela praticadas na encarnação anterior se debita a morte do marido e jamais algum homem a quererá para companheira. Ela não poderá tomar parte, sequer, nas festas familiares, nem transitar nas ruas, porque o seu encontro é considerado mau prenúncio. Repudiadas, proscritas da coletividade, as viúvas devem meter-se, até à morte, na sua cabana ou refugiar-se em monastérios do gênero deste que estamos vendo. Pelo censo de 1931, verificou-se haver, na Índia, 26.248.500 mulheres que viviam assim. Como os casamentos são contratados entre os pais dos nubentes, quando a maioria deles se encontra ainda no período infantil, e como muitos dos maridos morrem antes de as esposas atingirem a puberdade, que é o momento da efetivação carnal, em 1939 existiam na Índia cerca de trinta e seis mil viúvas com menos de cinco anos de idade; cento e trinta e seis mil com menos de dez anos de idade; trezentas e vinte e uma mil com menos de quinze anos e oitocentas e cinquenta e quatro mil com menos de vinte anos! Aquelas crianças jamais poderão volver a casar; desde o princípio da sua vida o amor foi-lhes sempre proibido. Para as outras viúvas, o ato de se queimarem vivas, com os seus maridos, não constituía apenas um tributo aos deuses; era, também, a fuga à sorte trágica que as esperaria se elas continuassem a viver.”
Resumo do Jornal Primeiro de janeiro em 25/09/2006 http://www.portaldascuriosidades.com/forum/index.php?topic=48849.0

6 comentários:

  1. porque na novela caminho das indias, a mae de opash morava com ele? porqueela nao vivia na casa dasviuvas?

    ResponderExcluir
  2. porque na novela caminho das indias, a mae de opash morava com ele? porqueela nao vivia na casa dasviuvas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque no caso a família escolhia abandonar a viúva em varanasi ou não.

      Excluir
  3. Eu não se de pnde vc tirou esse texto, mas esta completamente desatualizado

    ResponderExcluir
  4. e os homens viuvos o que acontece?
    porque elas apanham na frente do difunto.
    que horror como essas mulheres sofrem...

    ResponderExcluir
  5. e os homens viuvos o que acontece?
    porque elas apanham na frente do difunto.
    que horror como essas mulheres sofrem...

    ResponderExcluir

Obrigada pela participação, assim que possível darei retorno.