quinta-feira, 5 de maio de 2011

PÔLDERES HOLANDESES

POLDER - é uma porção de terrenos baixos e planos construídos de forma artificial, incluída entre aterros conhecidos como diques utilizados para a agricultura ou habitação, comum na Holanda.

A Holanda está localizada no delta dos cinco principais rios do Noroeste da Europa. A região é banhada pelo MAR DO NORTE e conta com a proteção de uma gigantesca infra-estrutura de dunas e diques, um excelente exemplo de como o homem tem vindo a conquistar as forças da natureza.

A Holanda é um país muito plano e baixo, do qual cerca de um quarto de seu território se encontra abaixo do nível do mar, chegando a algumas regiões atingir até 6,7 metros. Daí vem à designação NEDERLAND “terra baixa”, ou Países Baixos.

Grandes revoltas naturais fizeram com que o mar adentrasse a terra firme do país, transformando lugares habitáveis em terrenos encharcados e salgados, mas a tecnologia e a inteligência do homem fizeram com que, em uma das províncias do reino dos Países Baixos surgissem os pôlderes, (terras baixas, planas e férteis, situadas acima do nível das marés altas, rodeada de grandes diques, áreas que no passado encontravam-se totalmente submersas). Os terrenos tomados pelo mar formavam um ecossistema úmido, encharcado, constituído por plantas herbáceas, quase sempre submersas.


Desde o século XI, avanços no conhecimento tecnológico foram utilizados na construção da paisagem e expansão de áreas para o uso humano. Os terrenos molhados deveriam se tornar secos e propícios para uso. Inicialmente começaram o processo com construção de barragens de areia para proteção do mar, com o tempo foi necessário criação de maiores áreas para usos agrícolas e urbanos. A construção desse território era tanto um trabalho intelectual quanto físico, porém, com boa relação com a natureza. Um sistema de bombas hidráulicas (Os famosos moinhos de vento holandeses), usando a própria energia da natureza - o vento - retiraram a água no interior dos terrenos, drenando-o para secar o solo. Uma vez drenados, foi construído um sistema de canais. Os canais que estruturam e modulam o território holandês, formam eixos de navegação e soluções técnicas de coleta das águas, provenientes da chuva ou do mar, e possibilitam manter relativamente seco o terreno para uso humano. O solo é dessalgado para torná-lo cultivável, sendo possível a prática de cultivo entre os mais importantes do mundo.

Um sofisticado sistema de diques, represas e canais, foi ganhando forma ao longo dos séculos e recuperando áreas encharcadas ou construindo terrenos nunca antes secos. Estes enormes diques foram construídos de modo a que o meio-ambiente, a navegação e a pesca sofressem o mínimo possível de conseqüências com este estancamento de água.


Nestes terrenos existem hoje abundantes prados artificiais, magníficos campos de flores e longos alinhamentos de estufas, produtoras de frutos e legumes.

A moderna província da Flevolândia foi construída quase inteiramente sobre pôlderes. Mas os holandeses velam essas áreas sem cessar, pois o mar pode quebrar um dique e reconquistar o terreno perdido. Já acontecem as cheias dos rios, susceptíveis também de inundarem os pôlderes. Quando necessário, eles elevam os diques, para evitar que áreas do país possam ficar inundas. Veja a inundação ocorrida no ano de 1956.

Esses pôlderes são um desafio técnico há quase 700 anos e seu processo de acomodação perpassa todos os séculos desde sua construção. A construção desses sistemas é uma necessidade para a sobrevivência humana na Holanda; são lugares para agricultura e para expansão da cidade, fundamentais para o desenvolvimento do país.

Estima-se que hoje haja mais de 3000 pôlderes na Holanda, alguns com grandes dimensões, maiores do que 50 mil hectares. Os pôlderes possibilitaram a drenagem de 1/5 do território holandês.


Um ditado diz que “Deus criou o mundo e os Holandeses a Holanda”.

17 comentários:

  1. Parabens pelo blog amigo, embora eu acho que ele precisa de um design bem melhor, se tivesse isso seu blog seria um ótimo blog de perguntas e respostas sobre trabalhos de escola e coisas do gênero, se quiser ajuda me mande um e-mail pois sou Web Designer e posso fazer de graça, afinal, quando eu comecei meu blog, tudo o que eu queria era ajuda, mas não tive, entao resolvi fazer um curso, se quiser visite meu blog: www.assustadoor.blogspot.com é com dois "o" mesmo, vai por mim, seria mto bom p vc, meu blog já tem 10.000 visitas, meu e-mail: diego9silva@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. isso tem aguma coisa a haver com o polers da europa?pfv alguém me responde rapido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas a Holanda fica na Europa, portanto Pollyanna, ,os Pôlderes holandeses são pôlderes da Europa.

      Excluir
  3. A genialidade dos holandeses é realmente incrível !!

    ResponderExcluir
  4. nossa que genialidade desses holandeses;vencer a força do mar totalmente incrivel que força de vontade e ao mesmo tempo ousadia merecedora de muitos aplausos e adimiraçao.

    ResponderExcluir
  5. Alice Venuti

    Parabéns pelo material. Informações muito importantes para nossos "Ambientalistas".

    ResponderExcluir
  6. Porque ja vem sendo feito desde a varios seculos é considerado ´´genial``,se for feito hoje e considerado ´´impacto ambiental``. O ambientalismo virou uma espécie de religião,das mais ortodoxas.

    ResponderExcluir
  7. É necessário mesmo que existam movimentos em defesa do planeta,problema é quando esses se radicalizam de forma ingenua e sem base cientifica.

    ResponderExcluir
  8. É necessário mesmo que existam movimentos em defesa do planeta,problema é quando esses se radicalizam de forma ingenua e sem base cientifica.

    ResponderExcluir
  9. Porque ja vem sendo feito desde a varios seculos é considerado ´´genial``,se for feito hoje e considerado ´´impacto ambiental``. O ambientalismo virou uma espécie de religião,das mais ortodoxas.

    ResponderExcluir
  10. interessante, não seria a solução para alguns locais aqui na noossa região (orla da praia, zona noroeste....)

    ResponderExcluir
  11. Ainda me lembro de algo parecido com a Holanda.Era a Ria de Aveiro que vai de Ovar a Mira atè mais um pouco,Isto é mais de 100 km de terras aráveis e ricas em produção.
    Era o nosso celeiro de arroz e não só.
    Todavia,nos últimos 45 anos e desleixo e o deixa andar transformou esta rica zona em pântanos e mais esse inferno que veio da Australia que são as acacias.Esta planta junto com o mato,e fetos e o desleixo de todos os governos acabaram com uma das zonas mais produtivas da Europa.
    Hoje é uma vergonha pessoal trabalhar a agricultura e até andar de bicicleta.
    Tudo quer ser Funcionario do Estado.E até têm razão.
    Estarem no quentinho sem fazer nada...maravilha.
    ATÈ UM DIA???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Estou pesquisando sobre a Holanda. Isso que o senhor informou aconteceu com todos os polders ou apenas em alguns?

      Excluir
    2. Outra coisa que estou interessada é em lendas sobre a Holanda. Conheço apenas o Holandês Voador, Sterklaas, O Herói de Harlem .... Teria alguma sobre duendes ou outros seres?

      Excluir
  12. Não tenho certeza, mas acredito que, todos.
    Infelizmente não posso te ajudar quanto as lendas, porque não conheço.

    ResponderExcluir
  13. Eu entendi errado ou eles conseguem plantar em uma área que ja foi mar? Se sim, como eles conseguem deixar essa terra propicia para plantio?

    ResponderExcluir

Obrigada pela participação, assim que possível darei retorno.