terça-feira, 17 de maio de 2011

CÉREBRO HUMANO

CÉREBRO HUMANO

É um conjunto distribuído de milhares de milhões de células que se estende por uma área de mais de 1m² dentro do qual conseguimos diferenciar certas estruturas correspondendo às chamadas área funcional, que podem cada uma abranger até um décimo dessa área. O seu aspecto se assemelha ao miolo de uma noz.
O hemisfério dominante em 98% dos humanos é o hemisfério esquerdo, é responsável pelo pensamento lógico e competência comunicativa. Enquanto o hemisfério direito, é responsável pelo pensamento simbólico e criatividade, embora pesquisas recentes estejam contradizendo isso, comprovando que existem partes do hemisfério esquerdo destinados a criatividade e vice-versa. Nos canhotos as funções estão invertidas.

Lobos Cerebrais

As diferentes partes do córtex cerebral são divididas em quatro áreas chamadas de lobos cerebrais, tendo cada uma funções diferenciadas e especializadas. Os lobos cerebrais são designados pelos nomes dos ossos cranianos nas suas proximidades e que os recobrem. O lobo frontal fica localizado na região da testa; o lobo occipital, na região da nuca; o lobo pariental, na parte superior central da cabeça; e os lobos temporais, nas regiões laterais da cabeça, por cima das orelhas. ( Wikipédia)

Tarefas do Cérebro
• controla a temperatura corpórea, a pressão arterial, a freqüência cardíaca e a respiração
• aceita milhares de informações vindas dos nossos vários sentidos (visão, audição, olfato)
• controla nossos movimentos físicos ao andarmos, falarmos, ficarmos em pé ou sentarmos
• nos deixa pensar, sonhar, raciocinar e sentir emoções
Todas essas tarefas são coordenadas, controladas e reguladas por um órgão que tem mais ou menos o tamanho de uma pequena couve-flor: o cérebro.

Nosso cérebro, medula espinhal e nervos periféricos compõem um sistema de controle e processamento integrado de informações. O estudo científico do cérebro e do sistema nervoso é chamado de neurociência ou neurobiologia. Como o campo da neurociência é tão vasto e o cérebro e o sistema nervoso, tão complexos, este artigo vai começar dando uma visão geral sobre esse órgão.(artigo: como funciona o Cérebro - http://saude.hsw.uol.com.br/cerebro.htm)

Como Funciona?

O cérebro é quem manda, quem da a ordem para tudo que existe em nosso corpo
O cérebro e as funções cerebrais têm sido estudados cientificamente por diversos

ramos do saber e a ciência detectou que até o cérebro apresenta características femininas ou masculinas. Essa diferença neurológica gera diferenças de comportamentos, sentimentos e modos de pensar entre homens e mulheres.(font: revista desafios).

Conexões do Cérebro:
1- Córtex pré-frontal
Comanda a capacidade da raciocinar, de resolver problemas e determina as respostas do comportamento do indivíduo ao estímulo recebido. Esta área é uma das últimas a amadurecer na adolescência. Talvez seja a razão por que o jovem toma decisões rapidamente, sem pensar nas conseqüências.

2- Lóbulo frontal
Região onde estão armazenadas informações que permitem o discernimento social e a capacidade de prever as conseqüências de uma atitude.

3- Córtex motor primário
Principal região do cérebro, responsável por movimentos como andar, correr. Os neurônios dessa área estão diretamente conectados com o cerebelo, que auxilia no "ajuste fino" do exercício.

4- Lóbulo parietal
É a região do cérebro que processa as reações somato-sensoriais. É ativado quando o indivíduo ouve uma música (audição) ou lê um livro (memorização).

5- Sistema límbico
Regula a sede, o impulso sexual, a fome. Este sistema emocional é ativado quando, por exemplo, uma pessoas tem de decidir o que vai comprar pra mãe no dia das mães. É o que chamamos de “ ouvir as emoções”.

6- Lóbulo occipital
Onde se processam basicamente os estímulos visuais captados pelos olhos, que interpretam informações por meio de comparações, seleção e integração. Está ligado também à memória visual, quando se lê um livro.

7- Lóbulo temporal
Agrega principalmente os estímulos auditivos - como quando se ouvem as sonatas de Mozart, por exemplo.

8- Amígdala
É a área da expressão das emoções, como a tristeza e o medo. Aciona-se a amígdala quando se treme de medo ao ver um assalto.

9- Hipocampo
É a conhecida "região da memória", de curto e médio prazo - torna o indivíduo capaz de se lembrar, por exemplo, do quaprendizado e vestiu ontem. O sono REM, fase em que acontecem os sonhos, estimula o hipocampo. Quando a pessoa dorme, surgem fragmentos dessa memória.

10- Cerebelo
É aqui que acontece o da música, das operações matemáticas e a coordenação motora fina. O cerebelo comanda o equilíbrio e a musculatura de todo o corpo. Um distúrbio aqui pode gerar paralisia das cordas vocais, de braços e pernas. (Fonte: Alysson Renato Muotri, pesquisador associado do Salk Institute, na Califórnia).

O cérebro é um sistema ultra-organizado e supercomplexo. Existem milhares de interconexões entre as diferentes regiões, a maioria ainda desconhecida pelos cientistas.

4 comentários:

  1. Que matéria fácil de ler e extremamente inportantate. Parabéns e obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns!
    Gostei muito...
    Fácil compreensão para quem quiser se aprofundar!

    ResponderExcluir
  3. NA VERDADE QUEM DÁ AS ORDENS É O EU, A ALMA, A ENERGIA INTELIGENTE DENTRO DO CORPO, AQUELE QUE DÁ VIDA AO CORPO. O CÉREBRO É APENAS UMA CENTRAL MUITO BEM ELABORADA, MAS QUEM COMANDA É A ALMA!

    ResponderExcluir

Obrigada pela participação, assim que possível darei retorno.