domingo, 26 de dezembro de 2010

CHINESAS - A TRISTE HISTÓRIA DOS PÉS PEQUENOS



O pé pequeno era sinónimo de graça e beleza para as antigas sociedades chinesas e só no início do século passado é que deixou de ser uma prática comum.

Enquanto crianças, partirem os ossos dos pés dobrando-os para dentro de modo a que parassem de crescer...
As mulheres chinesas usavam nas pernas e pés tiras de pano (as meias ainda não eram conhecidas por eles). Tornando-se moda os pés pequenos, as tiras foram sendo apertadas cada vez mais até chegarem a dobrar os dedos dos pés para baixo, que eram metidos em sapatos curtos e estreitos. Era uma tortura para as jovens chinesas terem os pés pequenos, com o tempo essa obrigação foi desaparecendo.
Os pés pequenos para os chineses era um sinônimo de beleza, pois se uma mulher não tivesse pés pequenos ela era considerada feia, e nunca casava. Mais tudo isso era uma questão de moda da época.
A mulher chinesa Zhou Guizhen (86 anos), mostra seus pés deformados.
Na infância são quebrados os dedos dos pés.


http://photos1.blogger.com/blogger/6956/1942/1600/1.jpg
 
 




A foto foi feita em sua casa, na vila Liuyi (província sul de China Yun’nan ‘), em fevereiro de 2007. Esta tradição reinou na China 1000 anos, até que os comunistas nos começos 1950 proibiram. Começaram a enrolar os pés de 4 e a 12 anos.
Quando menina sem os pés cobertos não poderia percorrer grandes distancia, sendo assim não poderia fugir de casa com sucesso.

21 comentários:

  1. nossa, gostei da matéria, achei por acaso e me chamou a atenção... e eu acho que ainda existe hoje em dia esse tipo de "mutilação" ou deformação de corpos em busca de beleza, que sempre é ditado por uma moda, vejamos essas modelos esquálidas, totalmente anoréxicas que impõem uma moda "magérrima" que tende a ser seguida por todas as outras mulheres que se deixam escravizar por esses conceitos de "beleza" pois pensam que não se pode ser bonita sem seguir o padrão ditado por essa moda... isso é um grande problema que eu creio que nunca se solucionará enquanto esses ditadores da moda dominarem a cabeça das pessoas dizendo a elas como devem parecer e esquecendo-se totalmente do que na verdade deveriam ser...

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Oi Guilherme. Sou a responsável pelo Blog, gosto de pesquisar sobre assuntos interessantes,m raros e difíceis de serem encontrados. Esse texto foi resultado de pesquisa em vários sites, gostaria de enriquecê-lo mas o assunto é pouco publicado e o que é possível encontrar, é bem restrito.

      Veja todas as minhas publicações, encontrará muita coisa interessante.
      Abraço

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  3. Eu já havia lido essa matéria em uma revista há alguns anos, cabe lembrar também das Mulheres girafas da Birmânia.
    Alice, parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  4. Obrigada, Ana. Aqui no blog tem uma matéria sobre as mulheres girafas.

    Abraço

    ResponderExcluir
  5. adorei a matéria é muito bom termos essas informações

    ResponderExcluir
  6. Deus me livre, preferiria fugir do que fazer isso com meu pé

    ResponderExcluir
  7. Oi Lora, mas veja so, né? para elas era importante por fazer parte da cultura. Acho que o prazer em demonstrar para a sociedade essa tradição era mais importante que a dor.

    Obrigada por comentar, visite outras reportagens do blog, acho que vai gostar.
    Abraço

    ResponderExcluir
  8. Graças a Deus este costume não existe mais na China, embora ainda existam muitas loucuras que algumas pessoas façam em nome da vaidade.
    Não consigo entender o fato de eles acharem que as mulheres ficavam mais bonitas assim, achei a foto assustadora.
    Acho o formato normal dos pés das mulheres bem mais bonitos, acho que os chineses daquela época eram loucos isso sim.

    ResponderExcluir
  9. Ainda bem que os jovens atuais são mais ligados a outras culturas do mundo globalizado e aboliram esses costumes malucos.

    ResponderExcluir
  10. Assisti o filme Flor da Neve e o Leque Secreto e vi o martírio que passavam estás mulheres. Procurei para ver mais alguma coisa e achei seu excelente texto. Abç.

    ResponderExcluir
  11. Angelo Gaiarsa em seu livro A família de que se fala e a família que se sofre, faz uma comparação com a amordaço dos pés das chinesas e o que fazemos com nossos filhos ,amordaçando suas tendencias e potenciais em nome da aparência que a sociedade exige. É muito parecido, e muito bem colocado por ele, um mestre mesmo, quem tiver oportunidade leia.

    ResponderExcluir
  12. LI A ALGUNS ANOS UMA REPORTAGEM QUE ENTRE OUTRAS CURIOSIDADES TRATAVA DOS MENINOS QUE SAO TRANSFORMADOS EM MENINAS ATÉ UTILIZANDO-SE DE HORMONIOS....fOI A ALGUM TEMPO NA MARIE CLAIRE. nÃO CONSIGO RESGATAR ESTA REPORTAGEM, COMENTEI COM ALUNOS E ESTOU BUSCANDO MAIS INFORMAÇÕES....PODE ME AJUDAR?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não era assim a prática. Existia uma lenda sobre um espírito com conceito similar ao que se entende aqui por demônio, que tentava arruinar a descendência da família matando o filhO primogênito. Então, até uma certa idade, o menino não recebia nome masculino e nem se vestiam como meninos para não atrair o tal demônio. Isso se não me engano, aconteceu com Bruce Lee. E uma antiga amiga minha, confirmou essa prática porque os pais dela fizeram isso com o irmão mais velho.

      Excluir
  13. Nossa, que história absurda! Graças a Deus acabou!

    ResponderExcluir

Obrigada pela participação, assim que possível darei retorno.