sábado, 15 de janeiro de 2011

AURORA BOREAL

Explicação científica para Aurora Boreal:

São fenómenos luminosos que ocorrem nas zonas polares (Polo Norte - Aurora Boreal e Polo Sul - Aurora Austral). Originam-se quando as partículas electricamente carregadas, transportadas pelo vento solar, chocam a grande velocidade com os átomos e moléculas da atmosfera terrestre. Um dos espetáculos mais emocionantes a ser apreciado.

Os choques provocam a excitação dos átomos e das moléculas que emitem um fotão luminoso, quando se descarregam.

As auroras boreais mais comuns têm uma cor verde-amarelada, e resultam do choque com átomos de oxigénio a alturas de entre 90 e 150 quilómetros.

Também as auroras vermelhas, que ocasionalmente aparecem acima das verdes, são produzidas pelos átomos de oxigénio, enquanto que as azuis se devem aos iões das moléculas de hidrogeno. Podem ser visualizadas, no período noturno ou final de tarde, a olho nu. São verdadeiros shows de luzes coloridas e brilhantes.
As auroras boreais produzem-se tanto no Inverno como no Verão, mas são invisíveis à luz de dia e, por isso, não se vêm no Verão.

As épocas em que há mais probabilidades de vê-las são em Setembro – Outubro e Fevereiro – Março, a partir das 9 da noite, sendo que a melhor hora é por volta das 23:30.

A investigação finlandesa sobre a aurora boreal está centralizada em Sodankylä (100 km a norte de Rovaniemi) e em Nurmijärvi (a 50 km de Helsínquia)
(www.visiteurope.com)

A aurora boreal pode surgir em vários formatos como pontos luminosos, faixas no sentido horizontal ou circular.

A palavra finlandesa que define a aurora boreal, "revontuli", vem de uma fábula lapã ou saami. "Repo" significa raposa (diminutivo) e "tuli" fogo.
Sendo assim, o "revontuli" significa "fogo da raposa".

Também ocorre em outros planetas do sistema solar como Júpiter, Marte, Vênus e Saturno.
O local onde há maior incidência da noite polar é na Lapônia Finlandesa.
As cores podem variar bastante como, por exemplo, vermelha, laranja, azul, verde e amarela. Muitas vezes surgem em várias cores ao mesmo tempo.

MITOS:

Os asiáticos acreditam que quem tenha visto a Aurora Boreal viverá feliz o resto da sua vida. Especialmente, acredita-se que seja uma fonte de fertilidade.

Na Antigüidade, os nativos do Alasca atribuíam a estas luzes significados místicos: pensavam que eram luzes que as almas velhas acendiam para guiar os recém-falecidos a caminho do outro mundo ou que eram batalhas entre deuses.

Máximo Solar:
O ciclo solar leva em média 11 anos entre um máximo solar e o outro.
Há dias em que as luzes são tão claras que você pode ler um livro à noite. Elas são mais claras que a lua cheia.

O último máximo solar ocorreu em 2000. Segundo a Nasa, o próximo, que ocorrerá em 2012, deve ser o maior desde 1958, quando a aurora boreal surpreendeu os habitantes do México com três ocorrências. Este ano de 2012 vai ser um dos melhores para se observar a aurora, graças ao pico do ciclo solar.

A CIDADE DE TROMSO - NORUEGA E A CAPITAL MUNDIAL DA AURORA BOREAL.

Em 2012, espera-se que as luzes da aurora possam ser vistas até a latitude de Roma. No entanto, caso seja de fato tão intenso, o fenômeno poderá causar problemas a telefones celulares e sistemas de GPS pela liberação de energia num grau mais elevado.

Link do Fantástico - Planeta Extremo
1ª Parte - http://www.youtube.com/watch?v=4-c_ULWQ9vk&feature=player_embedded#at=12

2ª Parte - http://www.youtube.com/watch?v=_6kegB8yG9s&feature=player_embedded
(http://www.sogeografia.com.br/Curiosidades/?pg=5)

6 comentários:

  1. cara, que coisa mais linda a natureza... prefiro mil vezes a aurora boreal do qualquer outra coisa que o homem possa construir. uma visao dessas ao vivo é a coisa mais incrivel do mundo. uma emoçao sem tamanho.

    ResponderExcluir
  2. Realmente, é um presente da natureza.

    ResponderExcluir
  3. Que coisa mais linda, sou apaixonada pela natureza e nunca havia visto nada sobre o assunto!
    Parabéns Alice e obrigada por me proporcionar mais esse conhecimento!
    ;)

    ResponderExcluir
  4. É MARAVILHOSO!!! realmente é apaixonante,encantador e incrivel!!! obrigada Alice pelo presente. Bjos

    ResponderExcluir
  5. Parabéns !!! Muito interesante a sua matéria! Eu sinceramente achei lindo!!! Continue postando..
    Gostaria que você comentasse algo relacionado ao funcionamento do cérebro, como ele reage aos estímulos e etc. Coloque imagens, vídeos, reportagens. Acho que vai ser interessante ! Meus parabéns ! É muito bom saber que podemos contar com as suas matérias super interessantes.

    Beijos...

    ResponderExcluir
  6. Assistir a um fenômeno desse seria uma coisa inesquecível da minha vida e pretendo velo futuramente, Parabéns pela matéria.

    ResponderExcluir

Obrigada pela participação, assim que possível darei retorno.