sábado, 29 de outubro de 2011

POROROCAS NA AMAZÔNIA

A palavra pororoca é de origem indígena (tupi) e significa estrondo (forte barulho da natureza). A pororoca é um fenômeno natural que ocorre quando há o encontro entre as águas de um grande rio com as águas do oceano. É um espetáculo natural de rara beleza e violência. No Brasil acontece na foz dos rios da Amazônia.
O rio Amazonas, por causa do grande volume de água consegue empurrar a água do mar por muitos quilômetros,mas durante a lua nova a situação se inverte. O choque dessas águas é tão intenso que tudo começa com um estrondo ensurdecedor. Alguns minutos depois, uma enorme onda, se reflete em todos os estuários rasos dos rios que desembocam no golfo amazônico. Durante a maré alta se formam ondas cerca de 30 km da costa e seguem em direção aos rios. A onda ganha forma ao se afunilar no leito de alguns rios que vai ficando mais raso, ou em "furos", nome dado ás passagens entre ilhas-e vai aumentando a velocidade e a altura. ( assim como a onda do tsunami).Ao ficarem mais rasos, faz com que a onda cresça e ganhe velocidade e força a ponto de fazer com que a direção da correnteza do rio seja invertida, para logo depois voltar ao normal. Esse fenômeno se repete 12 horas depois, na próxima maré alta.
A pororoca pode ser um espetáculo aterrorizador ou fantástico dependendo de onde você estiver.
A pororoca não acontece somente no estuário do Amazonas. Existe em alguns estuários e trechos finais de rios do litoral amazônico, que deságuam direto ou indiretamente no Atlântico, principalmente no Amapá de forma bem violenta.
Nas suas manifestações mais violentas esta onda pode chega a atingir 6 metros de altura, uma velocidade de 30 quilômetros por hora e durar o impressionante tempo de uma hora e meia adentrando até 50Km ao longo do Rio, podendo causar destruição em suas margens, O fenômeno atrai turistas de todo o mundo além de surfistas..


O Rio Amazonas, despejando cerca de 12 bilhões de litros de água por minuto no Oceano Atlântico se torna o melhor lugar do mundo para o fenômeno, principalmente As pororocas nos meses de março e abril durante as luas cheias e as luas novas, coincidindo com o período de cheia do Rio Amazonas., acontecem de maneira mais violenta. Somam-se a isto as altas marés e os ventos que empurram essa maré diretamente para os estuários.

Nas pororocas mais violentas a onda arranca arvores, leva arvores e tudo o mais que encontrar pela frente. Os habitantes da região já acostumados se protegem e sabem reconhecer os sinais da pororoca muito antes dela chegar, pois é sabido que poucos momentos antes da onda chegar reina um silencio absoluto para logo chegar a onda com um barulho estrondoso.

A “pororoca” é antes de tudo um agente destruidor. A baixa costa do Amapá, de formação flúvio-marinha recente, está em longos trechos recuando constantemente devido ao ataque periódico das vagas das marés de lançantes à ação da pororoca nos estuários; correndo as margens destes últimos, o fenômeno vai alargando-se progressivamente, tornando-os cada vez mais raso.
O mesmo fenômeno também ocorre em outros continentes, mas em nenhum outro lugar é tão intenso e impressionante como na Amazônia brasileira.

Fontes:
http://www.suapesquisa.com/o_que_e/pororoca.htm
http://www.amapa.net/index.php?option=com_content&view=article&id=82:fenomeno-da-pororoca
http://turismo.culturamix.com/aventura/pororoca
http://blog.educacional.com.br/revistadaterra/tag/pororoca/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela participação, assim que possível darei retorno.