sábado, 4 de junho de 2011

TRIBOS SELVAGENS NA AMAZÔNIA

Imagens feitas pela Fundação Nacional do Índio (Funai) próximo à fronteira entre o Brasil e o Peru , mostram que na Amazônia ainda existem tribos indígenas totalmente selvagens no Acre, duas aldeias no meio da mata, cada uma com várias construções cobertas de palha e índios empunhando arcos e flechas , as imagens ganharam destaque na imprensa internacional. São duas malocas com cerca de 500 índios, percebe-se que cultivam mandioca, milho e banana.
As imagens revelam que os integrantes da tribo gozam de boa saúde e dispõem do necessário para sua sobrevivência
Cestos com frutas e tubérculos, como papaia e mandioca, demonstram que se alimentam com recursos da floresta e de suas próprias hortas. Arcos e flechas parecem indicar que também se alimentam dos animais que caçam.
Os representantes da iniciativa garantem que o sobrevôo foi realizado a mais de um quilômetro de distância para causar a menor interferência possível.

O objetivo da ação foi alertar os governos sobre o perigo que estas populações indígenas correm devido ao avanço do desmatamento.
Assista os vídeo s nos links abaixo. Mostram essa descoberta
www.IndigenAsaislados.org.
http://www.youtube.com/watch?v=6QyBeVpHdVg
http://www.youtube.com/watch?v=rTuMtk5Zejk
Abaixo lista de algumas tribos isoladas em países da América
COLÔMBIA
A tribo Aroje (ou Caraballo) é a única do país que se mantém isolada do
convívio com a chamada civilização. Por isso, as autoridades desconhecem
sua quantidade de habitantes.

EQUADOR
Tagaeri, com apenas entre 20 e 30 membros. Se mantém distante dos “brancos”. Hoje, os índios estão especialmente acuados por causa da existência de petróleo em suas terras.

PERU
Tem 15 tribos isoladas, apenas uma delas não identificada. Também não se sabe a quantidade de nativos pertencentes a esses grupos. Habitado há 15 mil anos, o Peru foi o centro do Império Inca, que unificou culturas diversas a partir do século 12.

BOLÍVIA
Há duas tribos isoladas, ambas com população indefinida. Os quíchuas e aimarás que habitavam o altiplano foram escravizados no século 16. Depois disso, preferiram fugir do contato externo.
PARAGUAI
O país conta com um grupo disperso de índios da tribo Ayoreo-Totobiegosode. Para se proteger do massacre que dizimou as tribos da região, eles preferem manter-se distantes das cidades.


BRASIL
São 67 povos isolados no país, localizados nos estados do Acre, Amapá, Amazonas,
Mato Grosso, Maranhão, Pará, Rondônia e Roraima. De alguns não se sabe nem a língua nem a etnia à qual pertencem. Não se sabe também a localização exatas das tribos, já que os grupos se movimentam bastante.

http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/cultura/conteudo_394301.shtml
http://hypescience.com/tribo-rara-e-intacta-e-fotografada-na-amazonia/
http://www.mundogump.com.br/tribo-selvagem-fotografada-de-aviao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela participação, assim que possível darei retorno.