sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Foie Gras ou Pasta de Fígado Gordo (Tradição cruel!!!)




O foie gras é o órgão doente dum ganso ou dum pato, engordado de maneira forçada, várias vezes por dia, com um tubo de metal de 20 a 40 centímetros enfiado na garganta até o estômago. Para obrigar o seu corpo a produzir o patê de fígado, a ave tem de engolir em somente alguns segundos uma tal quantidade de papa nutritiva de milho, que o fígado acaba por atingir praticamente dez vezes o seu tamanho normal, e desenvolve uma doença chamada esteatose hepática.

Ao ser introduzido o tubo, muitas vezes pela necessidade de vomitar, a ave arrisca-se a asfixiar e a se perfurar mortalmente o pescoço.
Pouco após este choque diário, a ave sofre imediatamente de diarréias e de arquejos. Além das feridas causadas pelo tubo, cerca de 12% dos gansos morrem antes do abate pois o seu fígado torna-se tão volumoso que impede a respiração.


Nestas criações, muitos encontram-se fechados em barracões e em gaiolas onde as suas patas se ferem por causa do chão feito de rede de arame. As gaiolas são tão pequenas que nem sequer podem virar, muito menos pôr-se de pé ou estender as asas, para que não se desloquem e a gordura se acumule no fígado.
Após cerca de 3 semanas são abatidos e retira-se o fígado. Para a maioria destes animais o calvário não acaba com a brutalidade da engorda. Muitos são amputados de uma parte do seu bico, sem anestesia, com uma pinça ou com uma simples tesourada.


O Foie-Gras (literalmente fígado gordo em francês) é uma iguaria muito apreciada desde tempos muito antigos. Em Portugal, é geralmente designado patê de fígado de ganso ou, por vezes, de pato.
Como é que o simples prazer que temos a comer o seu fígado pode justificar de fazer sofrer uma vida de miséria a um ser sensível que, como nós, ressente a dor e a angústia ?

Vejam as imagens desse vídeo do you tube,escrevendo foie-gras é revoltante!
http://www.youtube.com/watch?v=QqI-28WuoYQ

4 comentários:

  1. olá, alice. interessante essa postagem sobre o patê. já tinha visto um vídeo no programa globo rual e realmente é repugnante!
    grande abraço, excelente seu trabalho. quando puder, visite você também o bloggmundomelhor.blogspot.com, criado por mim, como o objetivo de promover reflexões, divulgar um pouco de cultura e um pouco de espiritualidade.ficarei contente com sua visita.
    fica com Deus!
    wanderson/blog mundo melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Wander, visitei seu blog, parabéns, muito bom, passei a ser sua seguidora também

      Abraço e o que pudermos fazer para melhorar o mundo, faremos nossa parte.

      Excluir
  2. Olá Alice,meu nome é Maristela!Também acho desumano td isso e estou fazendo uma campanha no meu face p/concientizar as pessoas sobre esse assunto!Mostrar a realidade!Os maus tratos que esses pobres animais sofrem p/simplesmente satisfazer o paladar do "ser humano"!Portanto estou "a caça" no google,em busca de td relacionado ao assunto;imagens,vídeos e matérias como a sua(ótima por sinal)!!!Retratou exatamente o que eu precisava!!!Portanto vendo que existe a opção de compartilhamento no faceboock,a sua matéria será a 1ª que estarei compartilhando c/meus amigos!!!Muito obrigada!!!Abraços

    ResponderExcluir
  3. Oi Maristela, parabéns pela iniciativa, um ato tão abominável e que poucas pessoas tem conhecimento. Se nos unirmos e divulgarmos, com certeza, um número cada vez menor de pessoas consumirá esse prato "especial" da culinária.
    Abraço e obrigada

    ResponderExcluir

Obrigada pela participação, assim que possível darei retorno.