domingo, 26 de dezembro de 2010

ESQUIMÓ

Esquimó - trata-se de um povo solidário, acolhedor e muito pacífico. São nômades por natureza. Sua civilização se baseia na família, patriarcal e poligâmica, na qual o homem tem mais mulheres na medida em que possui mais riquezas.


Esquimós são povos indígenas  que habitam tradicionalmente as regiões em torno doCírculo Polar Ártico , no extremo norte da Terra, como o leste da Sibéria, o norte do Alasca e do Canadá e a Groenlândia.
A cultura esquimó, pouco conhecida e comentada, é considerada uma das mais amplas e uniformes do mundo. Vivem da Pesca e da caça, retirando a gordura de baleia,foca e urso para usar como alimento e combustível para seus trenós. os esquimós costumam comer carnes cruas (de onde provém o nome esquimó – comedor de carne crua), inclusive o fígado cru da própria caça, sua única fonte de vitamina C. Os costumes são passados de geração para geração, inclusive as técnicas de caça e os comportamentos em sociedade, uma das tradições é  compartilhar suas esposas com o visitante, ou  a mulher mais alta socialmente da família era oferecida para fazer companhia para o visitante como presente de maior prestigio, porém ela tinha o direito de recusar. Como a recusa não ficaria bem para o anfitrião, este, para demonstrar respeito ao visitante, tinha que oferecê-lo outro presente no lugar.Fazem isso com a  finalidade de confundir os maus espíritos em catástrofes ambientais e outras situações inesperadas.
Os esquimós se vestem com peles de animais, porém, ao contrário dos outros povos, eles usam a pele voltada para dentro, de forma a mantê-la mais próxima ao corpo e promover um aquecimento mais adequado. Para se cumprimentar, os esquimós tocam-se uns nos outros com a pontinha do nariz. O motivo? Eles recorrem ao nariz, pois é uma das únicas partes do corpo que não fica coberta de roupas. (ZAMPIERI, Ana Maria Fonseca - wikipedia.org) .
A cultura esquimó é a que inclui, em sua dieta, a maior quantidade de gordura. Ainda assim, os esquimós apresentam a menor taxa de doenças relacionadas ao consumo excessivo de gordura, pois só é consumida gordura insaturada, proveniente de peixes e focas. Atualmente os esquimós não pertencem a nenhuma nação, são nômades e conhecidos por serem um povo solidário e acolhedor. O conceito de família, patriarcal e poligâmica (podendo o homem ter várias mulheres, de acordo com suas riquezas) é muito importante dentro da sociedade inuit. Suas características físicas são a baixa estatura e os braços curtos e fortes.  Enquanto os homens preparam os utensílios para a caça e a pesca, as mulheres cozinham e costuram roupas feitas com a pele dos animais caçados. Os tendões dos animais são usados como linha para a costura das peles. No período de inverno, quando a comida fica escassa, os homens saem para viajar e caçar, e se for necessário passar muitos dias nessas expedições, eles constroem os iglus, que são casas temporárias feitas com gelo. Em relação à língua dos esquimós, esta se divide em quatro dialetos bem parecidos, todos compostos apenas por verbos e substantivos.


Os do norte do Oceano Pacífico tem o curioso costume de casamento em grupo: todos os irmãos e primos do noivo exigem o direito de manter relações sexuais com as esposas destes. Como casar e divorciar são coisas fáceis, cada homem acaba tenso relações com todas as mulheres da comunidade. O jovem marido se mudava para a casa dos seus sogros, onde ele era proibido de olhar para a sogra – caso isto acontecesse, ele tinha que dar um presente para ela como gesto de pedir desculpas.
As crianças são muito importantes para os esquimós porque, de acordo com suas crenças, os pequenos são reencarnações de seus antepassados. Os inuit crêem na existência de seres superiores aos quais não é necessáriocultuar ou mesmo fazer orações.Vila de Esquimós
No século 18, caçadores russos entraram no Alasca e, ao descobrirem os costumes sexuais dos esquimós, deles procuraram tirar proveito. Mas deixaram doenças venéreas.  
Na Groelândia, os esquimós locais vivem em grandes casas comuns e, na hora do repouso, pratica-se o chamado "jogo de apagar as lâmpadas", onde todos buscam esposas alheias para terem relações sexuais, não excluídos eventuais hóspedes. Sua liberdade sexual é necessária do ponto de vista social e biológico.
Os Kutchin (que vivem até hoje na região do Alasca), as pessoas de idade pediam para serem mortas pelos seus descendentes quando eles não eram mais úteis e consideradas um peso para a sociedade. Por se tratar de uma questão de sobrevivência, os jovens obedeciam a esta ordem dos mais velhos e, um ano depois, celebravam uma cerimônia para lembrar deles – tudo isto com muita naturalidade e sem grandes lamentações. Isto lembra de uma antiga tradição do norte do Japão, no Monte Narayama.
No gelo e na neve, submetidos a temperaturas de até -45 °C. A palavra “esquimó” se refere a grupos étnicos que ocupam o extremo norte do planeta desde 5 mil a.C. Atualmente, são cerca de 150 mil pessoas, ocupando uma faixa litorânea com cerca de 3 mil km de extensão, que cobre a Sibéria, o Alasca, o norte do Canadá e a Groenlândia. Dentre dezenas de etnias, os inuits são os mais populosos. Eles são tão comuns no Canadá e na Groenlândia que lá “inuit” define os moradores das áreas geladas. O termo “esquimó” é pejorativo – significaria “comedor de carne crua”. Mas, segundo Anna Berge, linguista da Universida de do Alasca, “não é certo que essa seja a origem da palavra. Eles mesmos não se chamam de ‘esquimós’”. Em geral, eles são baixos, com 1,60 m de altura, braços e pernas curtos e fortes. Costumam ser pacíficos e solidários: todos trabalham para o bem da comunidade, e não há classes sociais 
Muitas informações  aqui
http://alimentacaoesaude.org/capitulo-5-esquimos-isolados-e-modernizados/

Referencias bibliográficas
https://projectogeometria.wordpress.com/cultura-a-abordar/esquimos/
http://blogs.abril.com.br/imagina/2008/11/cultura-esquimo-suas-caracteristicas.html)
http://www.infoescola.com/curiosidades/esquimos/




29 comentários:

  1. Bela matéria,gosto muito de sair do mundo real presente para um mundo real ausente,ainda pretendo morar ou passar por um tempo em uma tribo..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é terrivel essa cultura sexual que costumam praticar.Prefiro viver no brasil, mesmo com tanta corrução.ok.

      Excluir
  2. Bela matéria,gosto muito de sair do mundo real presente para um mundo real ausente,ainda pretendo morar ou passar por um tempo em uma tribo..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fiquei com nojo dessa materia.tô fora.

      Excluir
    2. À Juraci.
      Eu tenho nojo e repugnância dessa sua ignorância pelo fato de existir culturas além da que nós imporam a cumprir. Pela sua falta de educação básica de regras de Português e moral pra dar críticas inconstrutivas à uma bela matéria, bem escrita e bem executada pra saciar a vontade de aprendizado de quem realmente se interessa em saber "mais", sem ter uma visão exacerbada do "padrão cultural" que a sua ignorância impôs !
      Século vinte anjo ...
      Deixe de polemizar !
      Pesquise e estude, somente a educação pode salvar a nossa nação e a "corrupção" que você prefere viver !
      Beijos de luz.

      Excluir
    3. Sim eu tambem acho cada um tem sua cultura não gostou simples nao comente e pra publico em geral essa materia nao so para voce.Muito legal a materia

      Excluir
  3. Oi Gavião, obrigada
    Realmente é interessante conhecer novos costumes e tradições, mas se fosse um clima menos frio, seria melhor rsrsrsr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E BOM FUGIR UM POUCO DESSE NOSSO MUNDO ONDE SE E GOVERNADO POR ESSES BANDOS DE EUROPEUS FDP.

      Excluir
  4. Gostei muito do seu blog, Parabéns...

    ResponderExcluir
  5. "As mulheres as vezes, tem cópulas com cães que vivem nos grupos esquimós. Sua liberdade sexual é necessária do ponto de vista social e biológico."
    mesmo tendo lido muito sobre o assunto nunca vi nenhuma referencia a tal prática. gostaria de saber das fontes de tal assertiva.

    ResponderExcluir
  6. não é fonte, é apenas o mesmo texto replicado.
    falo de livros de antropologia sobre o povo Inuit. Diversos compulsados nada falam sobre isso.

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito da matéria. Parabéns.
    Mas, nesse frio todo, gostaria de saber como fica o banho,diario, a parte higienica.

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito da matéria. Parabéns.
    Mas, nesse frio todo, gostaria de saber como fica o banho,diario, a parte higienica.

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito da matéria. Parabéns.
    Mas, nesse frio todo, gostaria de saber como fica o banho,diario, a parte higienica.

    ResponderExcluir
  10. Adoro eles e seus costumes. adoraria ter vários maridos e filhos.

    ResponderExcluir
  11. Podemos tentar esse costume bruna shushu

    ResponderExcluir
  12. É uma matéria boa para uma leitura dos povos que vivem na Groelândia,Canadá e Sibéria.Realmente a cultura deste povo é de grande interesse para a humanidade.Vivem a baixa temperaturas e são nômades com todos seus costumes.

    ResponderExcluir
  13. Disse o estude de uma revista que lá não tem muitas das vitaminas que o corpo humano precisa,como o esperma tem quase todas as vitaminas,proteínas e sais minerais,eles exigiam do viajante que ejacular em sexos oral com sua esposa e ela engol ia como alimento complementar.Isso é verdade.?

    ResponderExcluir
  14. Eu amo o diabo!
    Se o amor liberta, porque tanta libertinagem para trapacear o amor?

    Sinto que o ódio desapareceu das minhas veias..., portanto o que fazer sem o ódio se só sobrou o amor?
    Será que foi isso que alimentou esse costume de viver só do amor?

    Volto a dizer: Eu amo o diabo e tu?!

    ResponderExcluir
  15. Muitos aqui tem um olhar NÃO saído, no ponto de vista Moral ... E vêem nisso um fetiche Libidinoso ... Mais na verdade os Esquimós e a pureza em pessoa ! Os ditos civilizados é que são Promíscuo .

    ResponderExcluir
  16. "Os costumes são passados de geração para geração, inclusive as técnicas de caça e os comportamentos em sociedade, uma das tradições é compartilhar suas esposas com o visitante, ou a mulher mais alta socialmente da família era oferecida para fazer companhia para o visitante como presente de maior prestigio, porém ela tinha o direito de recusar. Como a recusa não ficaria bem para o anfitrião, este, para demonstrar respeito ao visitante, tinha que oferecê-lo outro presente no lugar.Fazem isso com a finalidade de confundir os maus espíritos em catástrofes ambientais e outras situações inesperadas."

    Qual é a fonte da informação de que os esquimós fornecem suas mulheres para forasteiros?

    ResponderExcluir

Obrigada pela participação, assim que possível darei retorno.