sábado, 31 de janeiro de 2015

BRINICLE, O QUE SERÁ ISSO?

BRINICLE – CURIOSO FENÔMENO DAS ÀGUAS MARINHAS GELADAS

O Perigo no fundo do mar.

O “brinicle”, também chamado de “dedo da morte” é na verdade uma espécie de coluna de gelo, formado por salmoura, congelando rapidamente tudo o que toca, formado em locais gelados como a Antártida. O congelamento da água salgada não provoca a formação de gelos sólidos como ocorre com a água doce, os famosos icebergs. O que ocorre é a formação de uma estrutura esponjosa com bastante água do mar concentrado de sal, com pequenos canais onde flui salmoura. Em estações de inverno na Antártida, o ar acima dos icebergs pode alcançar uma média de – 20ºC de temperatura. O mesmo não ocorre com a água do mar que fica em torno de – 1,9 ºC. 
O calor sai naturalmente dos locais mais quentes, como o fundo do mar, para os mais frios, como o ar acima dos icebergs. Neste processo ocorre o congelamento de colunas, onde existe concentração de sal que acaba entrando pelos canais da coluna congelada, formando um “brinicle”. Quando uma porção de água congela, força as impurezas como o sal para fora do gelo, como resultado a água circundante torna-se mais salina e mais densa, diminuindo assim a sua temperatura de congelamento. O congelamento não é instantâneo e como a solução é mais densa, congela enquanto afunda formando pequenos túneis de gelo ajudando a formar o brinicle,  debaixo do gelo do mar .

A formação de um brinicle foi filmado pela primeira vez em 2011 pelo produtor Kathryn Jeffs e cinegrafistas Hugh Miller e Doug Anderson para a série BBC planeta congelado.Sua criação se assemelha a um tubo de gelo, descendo do lado de baixo de uma camada de gelo do mar. Dentro do tubo é o supercold, água supersaline sendo produzido pelo crescimento do gelo do mar acima, acumulada através de canais de água salgada. Em primeiro lugar, um brinicle é muito frágil; suas paredes são finas e é em grande parte o fluxo constante de mais frio salmoura que sustenta o seu crescimento e dificulta o seu melt que seria causada pelo contato com a água circundante menos frio. No entanto, como o gelo se acumula e se torna mais espessa, a brinicle se torna mais estável.
( Ver vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=WyWn1XJ9kTE)

A salmoura viajará ao longo do fundo do mar em uma direção inclinação para baixo até atingir o ponto mais baixo possível, onde se reunirão. Todas as criaturas do mar de fundo de habitação, como a estrela do mar ou ouriços do mar pode ser preso nesta teia crescente de gelo e ser preso, em última análise, congelar até a morte.

Quando o brinicle se torna grossa o suficiente, torna-se auto-sustentável. Como o gelo se acumula em torno do baixo fluxo de jato frio, ele forma uma camada isolante que impede que a água fria, salina de difundir e aquecimento. Como um resultado, o revestimento em torno do jacto de gelo cresce para baixo com o fluxo. É como se fosse um pedaço de gelo virado do avesso; ao invés de congelamento ar líquido água fria em camadas, para baixo água corrente fria está congelando a água ao redor, o que lhe permite descer ainda mais profunda. Quando isso acontece, ele cria mais gelo, e o brinicle cresce mais.
Como o “brinicle” é mais denso que a água do mar pela concentração de sal, acaba descendo como se fosse um tornado, lembrando uma nuvem. Como é extremamente gelado, com temperaturas menores do que a água acaba congelando tudo em sua volta, quando toca o chão do mar, inclusive espécies marinhas como as estrelas-do-mar e ouriços que não conseguem escapar pela rapidez do congelamento. Confira o vídeo.                               

O mar precisa estar calmo para não quebrar a formação. Se ela conseguir atingir certo tamanho, torna-se autossustentável e cresce desenfreadamente, até chegar ao fundo do mar. No chão, o processo continua como um "rio de gelo" que serpenteia pela superfície, congelando seres que não conseguem escapar, como estrelas-do-mar

Reportagem completa, acesse http://finslab.com/enciclopedia/letra-b/brinicle.php
  

FONTE
http://tudosuperinteressante.blogspot.com.br/
http://finslab.com/enciclopedia/letra-b/brinicle.php
http://100tificas.blogspot.com.br/2011/11/brinicle-tornado-de-hielo-filmado-en-la.html
http://aquaa3.com.br/2014/07/brinicle-o-dedo-mortal-de-gelo.html

http://aquaa3.com.br/2014/07/brinicle-o-dedo-mortal-de-gelo.html


Video:  https://www.youtube.com/watch?v=Mb-HWWmUU58

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela participação, assim que possível darei retorno.